20191106 152838 300x146 - Comissão avalia políticas de preservação para a Amazônia
CMMC debate novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia

A Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) promoveu, nesta quarta-feira (06), audiência pública para debater a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento para diminuir o impacto ambiental das atividades econômicas na Amazônia brasileira.

Para o vice-presidente do colegiado, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), esse desenvolvimento ainda não é percebido por ele. “Ainda não percebo, a não ser a grande vontade de mudar, ações no sentido de o que fazer para se ter uma infraestrutura na Amazônia que venha conservar e preservar ainda mais, mas que venha tirar a atual realidade”, comentou.

Segundo o parlamentar, o Congresso Nacional precisa se movimentar no sentido de modernizar a legislação. “Não pode ser nem o que o extremo conservadorismo quer, nem o que o extremo liberalismo deseja. Nós temos que convergir por algo que seja possível, mas precisamos fazer alguma coisa”, desabafou.

Um novo modelo de desenvolvimento para a região vem sendo estudado pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) há 10 anos. Nele, a ideia é promover avanços em infraestrutura e preservar ao mesmo tempo. A gente não pode deixar de lado a biodiversidade que é única no mundo. Dá para falar de meio ambiente, de desenvolvimento econômico e social que não é um conflito, mas um complementariedade”, disse Érica de Almeida Leite, representante da SUDAM.

Na audiência, especialistas apontaram situações que podem contribuir para o desenvolvimento da Amazônia como investimento em tecnologia, o fim da insegurança jurídica com a aprovação do Licenciamento Ambiental e a redução da burocracia.

 

Assista ao vídeo:

Cadastre-se aqui

Deixe um comentário