O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), disse ser necessário repudiar todas as queimadas e desmatamentos ilegais no Brasil. A declaração foi feita nesta terça-feira (22) durante audiência pública sobre o Fundo do Clima e a Política Ambiental promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

WhatsApp Image 2020 09 22 at 17.52.02 300x199 - “Temos de repudiar todas as queimadas e desmatamentos ilegais no Brasil”, diz Sérgio Souza
Sérgio Souza: “O produtor rural é o mais interessado em preservar o meio ambiente”

De acordo com Sérgio Souza, que também é vice-presidente da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, tudo o que faz mal à natureza faz mal também ao setor agropecuário. “O produtor rural é o mais interessado em preservar o meio ambiente. Ele depende diretamente disso para sobreviver. Então, não pode ser ele o vilão disso que vem ocorrendo em nosso País”, afirmou.

Na presença do ministro Luís Roberto Barroso, que convocou a audiência pública, o parlamentar disse que para o Brasil produzir mais de maneira sustentável com um custo de produção rentável para o produtor e o consumidor, é necessária uma segurança jurídica. “Temos discussões importantes que precisam ser resolvidas. A aplicação do Código Florestal, o licenciamento ambiental, a demarcação de terras e a regularização fundiária. Precisamos disse para continuarmos produzindo”, salientou Sérgio Souza.

Números

Para mostrar a importância do agro para o Brasil, o vice-presidente da FPA citou números importantes. Confira a seguir um resumo da produção do Brasil para o mundo:

  • Terceiro maior produtor de alimentos do planeta;
  • Segundo maior exportador de alimentos do planeta;
  • Utiliza 30% do território nacional para produção de alimentos;
  • Grãos e florestas plantadas ocupam apenas 8% do território nacional;
  • Brasil tem 66% do seu território de biomas nativos (esse número presenta a extensão territorial de 48 países da Europa)

Veja a seguir íntegra da explanação: 

 

 

Cadastre-se aqui

Deixe um comentário