Pecuária Leiteira 300x201 - Cadeia leiteira: entidades que atuam no segmento pontuam necessidades. Saiba como o alimento é importante para o Agronegócio
99% municípios do país produzem leite, e a cadeia gera 20 milhões de empregos diretos e indiretos. Foto de divulgação do Governo do Estado do Paraná

A cadeia produtiva do leite foi uma das mais afetadas economicamente em 2020 por conta da pandemia do Coronavírus. A situação dos produtores no país levou a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, a CNA, a solicitar, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, medidas de apoio aos trabalhadores que tentam se recuperar da crise agora com o aumento de produção e diminuição dos preços do alimento para o consumidor. Segundo a CNA, a margem bruta da atividade no primeiro semestre desse ano foi 29,5% menor em relação ao mesmo período de 2019, o que provocou a queda de 11,7% na produção de leite.

Quem também recorreu ao Mapa chamando a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos produtores da cadeia leiteira foi a Associação Brasileira dos Produtores de Leite, a Abraleite. A entidade sustenta que ‘expressivas compras de produtos lácteos de outros países, nos últimos meses, ameaçam provocar um grave desequilíbrio na cadeia produtiva de leite do Brasil’. A Abraleite ressaltou que está sendo criada uma ‘tempestade perfeita para um desmonte sem precedentes na pecuária de leite, com oferta artificial excessiva de leite importado, queda de renda do consumidor com a redução do corona voucher, aumento de impostos e insumos nas alturas’.

“A cadeia leiteira do Brasil é riquíssima e extremamente importante para a economia. O leite faz bem à nossa saúde por conta de suas propriedades nutricionais, e está presente na rotina diária dos cidadãos. Se o trabalhador não encontra condições para se manter com a produção de leite no campo, ele migra para a cidade, onde o mercado não supre a enorme demanda de pessoas em busca de uma oportunidade, então até na questão do desemprego o leite tem papel importante. As necessidades dos produtores são muito legítimas”, destacou o deputado federal paranaense Sergio Souza (MDB), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Os conselhos paritários de produtores e indústrias de leite, que reúnem produtores e indústrias nos estados para definir os preços do produto, apontam redução de 4,8% no valor do alimento produzido em outubro a ser pago em novembro, com perspectiva de queda até o final do ano. Entre as principais queixas dos produtores do segmento estão o custo da ração concentrada, que consome pelo menos 40% do orçamento dos pecuaristas. O milho e o farelo de soja subiram 75,2% e 96,6%, respectivamente, em outubro desse ano na comparação com o mesmo mês em 2019. Para a CNA, há forte tendência de pequenos e médios produtores venderem seus animais para o abate devido aos altos preços da arroba, ou saírem da atividade.

Outros dados sobre o leite no Brasil:

– Brasil é o terceiro maior produtor de leite no mundo;

– Leite é o sexto produto de maior importância no Agronegócio;

– 99% dos municípios do país produzem leite;

– 1,171 milhão de estabelecimentos produzem leite, desde o pequeno da agricultura familiar, passando por pequenos, médios e grandes produtores;

– A cadeia leiteira gera 4,5 postos de trabalho diretos na produção por propriedade;

– Mais de 5 milhões e 200 mil famílias vivem da produção (no setor primário) do leite;

– 20 milhões de pessoas estão na cadeia produtiva do leite em empregos (diretos e indiretos) no transporte, industrialização e comercialização.

*Por Patrícia Fahlbusch, com informações complementares do portal Agroemdia

Cadastre-se aqui

Deixe um comentário