Otimizar a produção no campo por meio de novas tecnologias e do acesso à Internet de qualidade é demanda prioritária da Frente Parlamentar da Agropecuária. E foi sobre isso que o presidente da bancada, o deputado federal Sergio Souza (MDB-PR), e parte da diretoria do colegiado debateram, na manhã desta terça-feira, 15, com o ministro das Comunicações, Fabio Faria. O chefe da pasta garantiu a Souza e demais parlamentares presentes no encontro virtual que, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, comandado por Tereza Cristina, o governo federal trabalha no projeto de Conexão de Áreas Rurais.

“Nosso objetivo é expandir a conexão, desde a plantação até a venda ao consumidor final. A conectividade é tão importante para o setor quanto o sol e a chuva”, declarou Fabio Faria (foto abaixo).

Reunião FPA Fabio Faria2 300x202 - Conectividade rural: deputado Sergio Souza e FPA apresentam demandas do setor ao ministro Fabio Faria
Foto: reprodução do Twitter/Fabio Faria

 

Para o presidente da FPA, o acesso à Internet leva conteúdo, informação, conhecimento de qualidade ao produtor rural, sobretudo os que atuam em municípios do interior dos estados, promovendo a inclusão digital e a conexão dessas pessoas com os grandes centros urbanos.

“O homem do campo e sua família devem saber quais são as novidades no segmento que atuam, como está a concorrência, como podem melhorar, evoluir, gerar melhores resultados na produção. Insistimos para que a tecnologia se torne uma realidade para o produtor rural”, declarou Sergio Souza.

Reunião FPA Fabio Faria1 300x225 - Conectividade rural: deputado Sergio Souza e FPA apresentam demandas do setor ao ministro Fabio Faria
Sergio Souza durante reunião da FPA com o ministro Fabio Faria. Foto de Juvino Grosco/Ascom deputado Sergio Souza

 

Na reunião remota com a FPA, Fabio Faria informou que está nos planos do governo, por exemplo, disponibilizar Internet 4G para 48 mil quilômetros de rodovias federais, visando melhorar a logística de transporte de produtos do Agronegócio pelo país. O ministro esclareceu alguns pontos do edital do leilão das frequências do 5G (quinta geração de comunicação móvel). Um deles é a cobertura com banda larga móvel, em tecnologia 4G ou superior, de localidades desassistidos de Internet com população superior a 600 habitantes. Segundo Fabio Faria, são cerca de 18 mil localidades nessa situação, que reúnem cerca de 9 milhões de brasileiros.

Segundo a FPA, ampliar a conectividade no campo vai proporcionar a modernização da produção, o aumento de resultados, da competitividade e da eficiência, a redução de custos, a segurança das propriedades, e vai diminuir a desigualdade social.

Cadastre-se aqui

Deixe um comentário