FPA1 300x161 - Deputado Sergio Souza é eleito presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária FPA2 300x212 - Deputado Sergio Souza é eleito presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária FPA3 300x215 - Deputado Sergio Souza é eleito presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária FPA4 300x189 - Deputado Sergio Souza é eleito presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária FPA6 300x187 - Deputado Sergio Souza é eleito presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária FPA7 300x193 - Deputado Sergio Souza é eleito presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária FPA8 300x211 - Deputado Sergio Souza é eleito presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária FPA9 300x238 - Deputado Sergio Souza é eleito presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária

FPA5 300x177 - Deputado Sergio Souza é eleito presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária FPA10 300x160 - Deputado Sergio Souza é eleito presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária

Fotos de Patrícia Fahlbusch/Ascom deputado Sergio Souza (crédito obrigatório) 

Legenda (fotos de cima para baixo): Parlamentares reunidos com o deputado federal Sergio Souza (o primeiro sentado, à esquerda) e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, após o resultado da eleição da chapa que vai assumir a diretoria da FPA no biênio 2021/2022; Souza com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges, e o atual presidente da frente, o deputado federal Alceu Moreira; o federal paranaense com a ministra e o prefeito eleito de Pitanga (PR), Dr. Maicol, e seu vice Carlão; com o presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Alexandre Schenkel; Souza e a ministra Tereza com o atual prefeito de Brasilândia do Sul (PR), Marcio Marcolino, e o prefeito eleito Alex Cavalcante; e o deputado federal emedebista na coletiva de imprensa

O deputado paranaense Sergio Souza (MDB) foi eleito, nesta terça-feira, 1 de dezembro, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. O federal do Paraná ocupava a vice-presidência da FPA há dois anos. Para Sergio Souza, os principais desafios da bancada estão relacionados com a modernização da legislação que impulsione o Agronegócio, além de iniciativas que contribuam para desmistificar a imagem negativa que o segmento tem para uma parcela da população e ainda em âmbito internacional, e ações que deem segurança jurídica às atividades dessa cadeia produtiva.

“É necessário que a população saiba a importância do Agro no Brasil, não só para o país, mas também para o planeta”, declarou, ressaltando que o Brasil, atualmente, ocupa posição de destaque no cenário internacional como um dos maiores produtores de alimentos.

Sergio Souza vai suceder o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) na presidência da FPA. Além dos parlamentares e representantes de instituições que atuam na defesa das demandas do Agro, quem também prestigiou a eleição da nova diretoria foi a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  Tereza Cristina. Ela ocupou o cargo de presidente da FPA em 2018. No discurso, a ministra enalteceu o trabalho desenvolvido por seu sucessor, Alceu Moreira, e se colocou à disposição do novo presidente para, juntos, “buscarem soluções para vencer os desafios existentes e os que estão por vir”.

*Sobre Sergio Souza: O paranaense foi senador entre 2011 e 2014, e está em seu segundo mandato consecutivo como deputado federal. Na Câmara, soma 444 propostas legislativas (projetos de lei, requerimentos, indicações, entre outras matérias) apresentadas, 85 matérias relatadas, e 112 vezes subiu à tribuna do plenário Ulysses Guimarães para discursar. Suas principais atuações tem relação com as comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, colegiado que presidiu; e de Finanças e Tributação, bancada da qual ele é presidente. Além de lutar pelas demandas do Agro na Frente Parlamentar da Agropecuária, é secretário-geral da Frente Parlamentar do Cooperativismo. Também foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos de Pensão e da Nova Lei de Concessões – Lei Federal 13.448/2017.

*Sobre a FPA:  A bancada é formada por cerca de 250 deputados e 40 senadores, e possui alto poder de influência em debates e articulação dentro e fora do Poder Legislativo. A posse de Sergio Souza e da nova diretoria está marcada para 23 de fevereiro do ano que vem, e o mandato é para o biênio 2021/2022.  

Outros desafios para a FPA, segundo Sergio Souza:

1) Modernizar a legislação que impulsione o Agronegócio;

2) Elaborar iniciativas que contribuam para o desenvolvimento das atividades do Agro no pós-pandemia da Covid-19;

3) Reduzir os custos de produção, a carga tributária e a burocracia;

4) Dar segurança jurídica às operações dos empreendedores rurais e cooperados;

5) Ampliar a participação do Agronegócio brasileiro no mercado internacional; 

6) Combater a desinformação e valorizar o Agronegócio dentro e fora do país; 

7) Facilitar o acesso a ferramentas e recursos para desenvolver as atividades do Agro;

8) Aproximar a população da realidade do Agronegócio;

9) Incentivar o empreendedorismo rural e a criação de novos negócios no segmento;

10) Trabalhar pelo avanço da regularização fundiária;

11)  Promover as ações desenvolvidas pelo setor com foco na preservação e respeito ao meio ambiente.

*Por Patrícia Fahlbusch, com informações complementares da Agência FPA

Cadastre-se aqui

Este post tem um comentário

Deixe um comentário