Deputados e senadores que compõem a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) tomaram posse, nesta quarta-feira (08), durante o 14º Congresso Nacional do Cooperativismo. Durante o evento, que ocorre em Brasília e conta com a participação de 1.500 cooperados, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) lançou sua agenda legislativa.

O secretário-geral da Frencoop, deputado federal Sérgio Souza (MDB), fortaleceu a ideia de uma atuação marcante no Congresso Nacional em defesa das cooperativas brasileiras. “O cooperativismo é algo que deu muito certo no Brasil. Temos de manter o que já foi conquistado e trabalhar para que esta agenda apresentada pela OCB prospere no Congresso Nacional”, destacou o parlamentar paranaense.

Ascom/OCB
Márcio de Freitas: Cooperativismo forte

A OCB conta com 6.655 cooperativas em todo Brasil. Presidente da entidade, Márcio Lopes de Freitas destacou a importância da Frencoop e a interação da OCB com todos os Poderes da República. “No Legislativo, temos uma frente atuante que há anos trabalha para fortalecer o cooperativismo. São muitos parceiros. Ter um diálogo aberto com os poderes Executivo e Judiciário também é crucial para que os anseios dos cooperados prosperem”, afirmou.


Paraná

O Paraná é um grande exemplo de que o cooperativismo deu certo. Grandes marcas presentes no mercado brasileiro tiveram início no Estado, que tem grande produção na agricultura e pecuária e que começa a se destacar também na piscicultura.

O presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), José Roberto Ricken, resumiu a força das cooperativas no Estado. “Hoje, o cooperativismo no Paraná fatura mais de R$ 85 bilhões. Nós já estamos recebendo, na agropecuária, quase 60% da safra. Então, isso é uma responsabilidade enorme e alguns deputados se destacam nisso como, por exemplo, o Sérgio Souza, que já veio da Frencoop passada e nos ajuda muito neste trabalho”.

Assista à reportagem

Cadastre-se aqui




Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar