As cooperativas de crédito estão autorizadas a atuarem como agências bancárias em cidades onde há ausência de bancos. A novidade beneficia diretamente produtores rurais e funcionários desses municípios, que poderão resolver questões financeiras em sua própria região sem precisarem se descolar para regiões vizinhas.

Com a sanção da Lei Complementar 161/2018, publicada no Diário Oficial da União, as cooperativas de crédito poderão atuar junto às prefeituras como agências bancárias. Nelas, os agricultores poderão resolver quaisquer trâmites de cunho financeiro como, por exemplo, solicitar linhas de crédito, realizar abertura de contas e fazer transferências. A medida representa desenvolvimento para o setor agropecuário.

Hoje, diversas cidades e municípios não possuem agências bancárias para atender as demandas dos produtores rurais e funcionários de suas prefeituras. A falta de bancos em regiões do interior gerava enorme transtorno, exigindo viagens a outras cidades para resolver pendências bancárias.

Para o deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR), que votou a favor do texto, a medida amplia o desenvolvimento local e resguarda a aplicação de recursos oriundos da produção rural. “Agora, fica resguardada a apropriação da riqueza gerada e sua utilização no mesmo espaço territorial, promovendo o desenvolvimento local”, destacou o parlamentar.

Cadastre-se aqui

  • Post category:Notícias

Deixe um comentário