O Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade Nacional (COEMAS) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) recebeu, nesta quarta-feira (29), o relator do projeto que trata da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR). O evento mostrou a necessidade de se desburocratizar o processo de licenciamento que, hoje, chega a custar até 25% no preço total do empreendimento.

deputado sergio souza coama 03 1024x624 - Em Brasília, Sérgio Souza discute licenciamento ambiental na Confederação Nacional da Indústria
Encontro reuniu representantes de 34 entidades da indústria brasileira

 

Sérgio Souza explicou aos representantes de 34 entidades da indústria brasileira as dificuldades em se aprovar pautas relacionadas ao meio ambiente no Congresso Nacional. Segundo ele, há muita desinformação sobre o tema e militantes de correntes contrárias às mudanças se utilizam disso para inviabilizar as mudanças necessárias. “A sociedade, em geral, acredita ser o meio ambiente intocável. Mas, por outro lado, o brasileiro quer desenvolvimento, emprego e renda. Pessoas se aproveitam desse sentimento para não deixarem o país evoluir”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, só com uma forte campanha com informações verdadeiras pode esclarecer a população sobre a necessidade das mudanças. “Temos de convergir para o tripé da sustentabilidade. O ambiental, o econômico e o social precisam conversar. E para você fazer isso, você precisa ter legislação que garanta a conservação do meio ambiente, mas que também permita o desenvolvimento de empreendimentos que vão gerar emprego e renda. Mas para isso precisamos combater a desinformação, que hoje é algo forte no Brasil”.

deputado sergio souza coama 04 300x183 - Em Brasília, Sérgio Souza discute licenciamento ambiental na Confederação Nacional da Indústria
Sérgio fala ao lado do presidente do COEMAS, Marcos Thomé

Convergência

O deputado paranaense pediu, ainda, que a CNI ajude na divulgação da verdade sobre questões ambientais. O presidente do COEMAS, Marcos Thomé, se mostrou satisfeito com a explanação e disse que ela era exatamente o mesmo pensamento do colegiado, “Temos o dever de ajudar nesse processo legislativo, uma vez que as ideias trazidas estão alinhadas com as nossas. Vamos levar todas as informações por meio da nossa rede CNI”, garantiu.

O vice-presidente do COEMAS, Jorge Parente, confirmou as palavras de Thomé. “Temos uma ampla rede estadual e nacional. Vamos informar cada detalhe deste projeto”, disse.

Cadastre-se aqui

Deixe um comentário