MEI Sebrae  300x164 - Paraná tem boom de MEIs com a formalização de um novo negócio a cada 4 minutos. No Senado, resolução que ajuda pequenas e médias empresas é aprovada
Busca pelo registro de MEI aumentou no período da pandemia do Coronavírus. Foto de divulgação do Sebrae

A pandemia do Coronavírus foi encarada de forma positiva por aqueles que buscaram se reinventar no mundo dos negócios, e por quem precisava de uma boa dose de coragem para se lançar no ramo empresarial e ir atrás de soluções para a crise financeira. O resultado: um verdadeiro boom no empreendedorismo no Brasil. No Paraná, por exemplo, o aumento no número total de registros de microempreendedor individual foi de 9,96% nos últimos sete meses. O estado que somava 621 mil MEIs em março viu esse número subir para 683 mil, além da formalização de 61.868 negócios. O aumento indica que, no Paraná, um novo empreendimento foi formalizado, em média, a cada quatro minutos.

Há cerca de uma semana, o Senado Federal aprovou o Projeto de Resolução nº 16/20, que autoriza o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social a contratar o empréstimo internacional de 750 milhões de dólares para o financiamento de micro, pequenas e médias empresas, por meio do 2º Programa do Convênio de Linha de Crédito Condicional BID–BNDES de Financiamento a Investimentos Produtivos e Sustentáveis. O objetivo é ajudar quem tem pouco acesso aos sistemas bancários e incentivar a economia nacional. O Brasil possui cerca de 7,5 milhões de micro e pequenas empresas, que representam 28 milhões de empregos.

Levantamento da Serasa Experien mostrou que nos oito primeiros meses de 2020 foram abertas 2.195.945 empresas no país. O Paraná figura no topo da lista de abertura: é o terceiro estado com maior número (7%) do total, atrás de Minas Gerais (11%) e de São Paulo (28,8%).

*Texto de Patrícia Fahlbusch, com informações complementares da Agência Senado e do portal Bem Paraná. 

Cadastre-se aqui

Deixe um comentário