soja parana porto 1024x682 300x200 - Alto custo de sementes é tema de debate na Comissão de Agricultura

A alta do dólar afeta diretamente o custo de produção das sementes de soja, responsáveis por 37% do faturamento do setor de sementes, segundo dados da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). Pensando neste problema, parlamentares se reuniram nesta quarta-feira (14/10) com representantes da área para debater o custo das sementes de milho, soja e outros cultivares, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

“O grande problema do Brasil hoje é o custo de produção, que está no imposto, no valor do combustível, da logística, etc. Temos uma grande perspectiva de sermos o maior produtor de grãos mundial nos próximos 10 anos. Mas nos não temos competitividade no mercado internacional do milho, do trigo”, disse o deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR) durante a audiência.

O paranaense indagou ainda a respeito do valor alto das sementes e se não existiria uma forma de produção  mais barata: “Porque no final, vocês sabem quem é que acaba pagando tudo isso? O produtor. E ele não pode pagar isso sozinho”.

Trigo

Sérgio Souza fez um requerimento pedindo uma audiência pública para debater a produção, comercialização, importação do trigo. De acordo com informações da Coopavel cooperativa agroindustrial (Cascavel-PR), neste ano devem ser colhidas 3,6 milhões de toneladas, 6% a menos do que em 2014.

Segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná a estimativa é de perdas de 10% na produção de grãos, devido às fortes chuvas. Apesar das perdas, o Paraná deve colher este ano mais da metade do trigo produzido no Brasil.

Estiveram presentes na audiência: o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Maria dos Anjos; presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Almir Dalpasquale; representante da Pioneer, Goran Kuhar; diretor-presidente da Tropical Melhoramento & Genética Ltda (TMG), Francisco Soares Neto; representante do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Flávio Turra; e o diretor-executivo da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (APROSOJA), Fabrício Rosa.

Cadastre-se aqui

0 0 vote
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x