Frida Mapa 225x300 - Reforço de 4 patas: conheça Frida, a cadela do Mapa que atua no combate à mosca-da-carambola
Foto de divulgação do Mapa

 

A mosca-da-carambola é uma praga comum no Brasil, e sua proliferação é bastantes preocupante. Além de comprometer plantações da fruta que lhe dá nome, o inseto ataca áreas de plantio de goiaba, acerola, tangerina, caju e pitanga, por exemplo. O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, e esse tipo de mosca é a principal ameaça às relações comerciais do país com mercados no exterior e para a expansão do setor de fruticultura.

O trabalho que vem tendo destaque por aqui no combate à proliferação da praga foi o da Frida (foto), a cadela da unidade de Vigilância Agropecuária Internacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Durante 30 dias, Frida atuou em Roraima para dar suporte aos agentes agropecuários, e protagonizou a operação K9 de erradicação e prevenção da mosca-da-carambola. Os cães da K9 são treinados para detectar produtos vegetais e animais, sendo bastante eficientes na inspeção de bagagens de passageiros. O objetivo é que identifiquem se há o transporte da praga para outros estados. Frida é lotada no Centro Nacional de Cães de Detecção do Mapa.

A ida da cadela à Roraima foi após a captura de um exemplar do inseto na área urbana de Boa Vista. Frida foi levada para a inspeção de bagagens no aeroporto e na rodoviária internacional da capital. A mosca pode estar presente em frutas, sementes, hortaliças, pescado, e até em produtos lácteos. Além da atuação da cadela, os agentes agropecuários reforçam com os passageiros a importância de não transportarem alimentos e vegetais de áreas com ocorrência da mosca-da-carambola, pois sua proliferação é altamente prejudicial para as plantações.

*Com informações complementares do Mapa

Cadastre-se aqui

Deixe um comentário