A população do Paraná tem até o dia 1º de junho para se vacinar contra o Influenza, o vírus da gripe. A campanha nacional de vacinação que começou nesta segunda-feira (23) e deve imunizar, primeiramente, o público considerado pelo Ministério da Saúde como prioritários. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde dos municípios paranaenses.

deputado sergio souza vacinacao 300x204 - Vacinação contra a gripe inicia no Paraná
Vacina protege contra os três subtipos do vírus

Vale lembrar que, de janeiro a abril, o Paraná registrou cinco óbitos por consequência do vírus. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado 31 casos foram confirmados com o vírus. No mesmo período do ano passado foram 26 casos confirmados e um óbito.

A vacina oferecida protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul. Essa é uma determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e inclui o H1N1 e o H3N2.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o final da campanha de vacinação contra a gripe serão imunizados os idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto). As pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina.

Conheça as etapas de vacinação:

  • Etapa 1: a partir do dia 23 de abril, para trabalhadores de saúde, pessoas com idade de 60 anos e indígenas;

  • Etapa 2: a partir de 2 de maio, para crianças com idade maior que 9 meses e menor que 5 anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto;

  • Etapa 3: a partir de 9 de maio, para pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores e outros;

  • Etapa 4: dia 12 de maio será o Dia D – todos os grupos de risco serão incluídos.

Cadastre-se aqui

0 0 votes
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x