O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) teve recente reunião com a presidente da Embrapa, Silvia Massarruhá, representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, entre eles o presidente da Faep, Ágide Eduardo Meneguette. O objetivo do encontro foi sugerir à Embrapa a realização de um estudo visando à elaboração de projeto de inovação tecnológica, com a utilização de Inteligência Artificial, capaz de automatizar a análise, validação e regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
“O cadastro é instrumento essencial para a gestão ambiental e territorial do Brasil, permitindo a identificação e monitoramento de áreas de preservação permanente, reservas legais e usos restritos. Mas, a análise dos registros cadastrados esbarra em uma série de desafios, como a grande quantidade de dados a serem processados, a necessidade de georreferenciamento, e a morosidade na validação dos cadastros que hoje é feita manualmente por servidores’, explicou o parlamentar.
O CAR é um registro eletrônico obrigatório para os imóveis rurais no Brasil, criado pelo Código Florestal. Seu objetivo é criar um banco de dados com informações ambientais das propriedades, como área de reserva legal, áreas de preservação permanente (APPs), remanescentes de vegetação nativa e áreas de uso consolidado. O georreferenciamento é o processo de identificação e registro da localização, forma e dimensões de um imóvel rural, utilizando dados geográficos precisos.

Sérgio Souza defende que a aplicação de tecnologias avançadas pode proporcionar benefícios significativos para o setor, permitindo a automatização da análise dos cadastros, reduzindo o tempo de processamento e aumentando a eficiência da validação; a integração de dados geoespaciais, garantindo maior precisão na identificação de áreas de preservação e uso agrícola sustentável; a redução de custos operacionais, otimizando os recursos humanos e financeiros dos órgãos responsáveis; e a transparência e fiscalização aprimorada, facilitando o acompanhamento de irregularidades e promovendo maior conformidade ambiental.
“A Embrapa, como referência nacional e internacional em pesquisa agropecuária e inovação tecnológica, possui competência técnica para conduzir estudos sobre a viabilidade e implementação dessa inciativa. Os proprietários enfrentam desafios técnicos, problemas burocráticos, e altos custos que impactam diretamente a segurança jurídica de suas terras”, disse Sérgio Souza, concluindo:
“Precisamos pensar em soluções que afastem os riscos à sustentabilidade ao setor agropecuário. Temos certeza que a Embrapa poderá estruturar uma iniciativa pioneira, que alinhe tecnologia, meio ambiente e produção rural, promovendo um Cadastro Ambiental Rural mais eficiente, ágil e acessível para todos os produtores.
Por Patrícia Fahlbusch, jornalista.
WhatsApp – (61) 99908-0172.
- Saiba mais sobre o mandato do deputado Sergio Souza nas redes sociais oficiais:
▶️Tik Tok
📸 Flickr:
https://www.flickr.com/photos/sergiosouza1512/
https://www.flickr.com/photos/202223533@N03/
☎️ Telefones:
(61) 3215-5702 (gabinete Brasília)
(41) 3253-6341 (escritório Curitiba)
📍Endereços:
– Rua Comendador Araújo 51o, CJ 1003, Centro, Curitiba, PR.
📩 Email: dep.sergiosouza@camara.leg.br