Qualidade de vida e saúde passam, diretamente, pela estrutura de saneamento básico de uma cidade. O município de Wenceslau Braz avança de forma rápida na garantia da cobertura sanitária para sua população. As obras ligarão 2.255 residências à rede de coleta e tratamento de esgoto. Isso significa dizer que o atendimento saltará dos atuais 28% para mais de 80% dos moradores. Investimento estadual e federal que passa dos R$ 14 milhões.
O trabalho do deputado federal Sérgio Souza foi imprescindível para garantir parte dos recursos para a obra junto ao Governo Federal, pois o projeto para esta obra estava pronto desde 2015, porém o município não havia tido força política suficiente para conseguir os recursos. Ao todo, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) liberou R$ 8,9 milhões à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). “Os moradores de Wenceslau Braz merecem toda atenção do poder público e o prefeito Paulo Leonar está fazendo esse trabalho importante pela qualidade de vida deles”, lembrou o parlamentar.
As obras foram divididas em duas etapas. A primeira delas, já em andamento, contemplará 1.328 casas até o início de 2019. A segunda etapa, que está prevista para ter início ainda em 2018, chegará a outras 927 residências. Uma verdadeira revolução em Wenceslau Braz.
“Não tem como se pensar em município evoluído sem saneamento básico, com a maioria da população utilizando fossas. Hoje temos apenas 28% do município ligados à rede de coleta e tratamento de esgoto, um número muito baixo já que a média nacional é o dobro disso. Quando essas obras forem finalizadas estaremos na casa dos 80%, o que passa a ser um número aceitável”, continua o prefeito.
Outras obras angariadas pelo prefeito Paulo Leonar estão em andamento como, por exemplo, a ampliação do sistema de abastecimento do município e a criação de um novo sistema de abastecimento na comunidade rural.