
Formação
Natural de Ivaiporã, no Paraná, o deputado federal Sérgio Souza nasceu em 13 de março de 1971. Formado em Direito pela Universidade Tuiuti, cursou especialização em Direito Eleitoral na UniCuritiba. Souza é um combatente na luta contra a corrupção e em favor do Estado Democrático e de Direito.
Senado Federal
Sua vida política teve início após a eleição, em 2010, para a primeira suplência no Senado Federal. Sérgio Souza assumiu, em 2011, a titularidade do cargo, onde permaneceu até 2014.
No Senado Federal, foi membro das comissões de Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania; de Assuntos Econômicos; de Agricultura e Reforma Agrária; Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização; de Meio Ambiente; Defesa do Consumidor; e de Fiscalização e Controle.
Sérgio Souza é autor do projeto de lei que adota como disciplinas obrigatórias nos ensinos Fundamental e Médio a educação política, ética e social. Segundo ele, o objetivo da proposta é ajudar a formação cidadã e republicana dos estudantes brasileiros.
Também no Senado, foi relator da Proposta de Emenda à Constituição, promulgada como Emenda Constitucional nº 76/2013, que acabou com votação secreta nos casos de perda de mandato para deputados e senadores e de apreciação de vetos presidenciais . Todo esse trabalho o credenciou a uma vaga na Câmara dos Deputados, em 2014.
Ivaiporã – Paraná
Vinicius Portelinha
Câmara dos Deputados
Na Câmara, casa legislativa onde está em seu 3° mandato consecutivo, o deputado Sérgio Souza pauta sua atuação parlamentar na defesa dos interesses do Paraná, sobretudo nas questões que envolvem a pauta municipalista e o agronegócio.
Souza foi o relator na Comissão Parlamentar de Inquérito dos Fundos de Pensão que apurou irregularidades e desvios de quase R$ 7 bilhões nos fundos da Previ, Postalis, Funcef e Petros. O relatório serviu de base para a Operação Greenfield, realizada pela da Polícia Federal, que indiciou mais de 350 pessoas e bloqueou mais de R$ 8 bilhões dos suspeitos de fraudes em investimentos desses fundos.


Lideranças
Sergio Souza foi presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), em 2017, e da Comissão de Finanças e Tributação (CFT), em 2019. Em 2021 foi eleito presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, sendo líder da bancada ruralista durante o biênio (2021-2022). Em 2025, exerce a vice-presidência da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), e está à frente da 4ª Secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
Em sua trajetória de mais de 10 anos de vida pública, tem como atuações de destaque a defesa do direito à propriedade, a redução do custo de produção, o fortalecimento da democracia, a melhoria da qualidade de vida da população e o combate às desigualdades.