Erradicar o analfabetismo é um grande desafio para o Brasil. Um processo aparentemente simples, saber ler e escrever ainda são tarefas impossíveis para 11,8 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, uma pequena cidade do Paraná tem mostrado um caminho para o sucesso.
No Oeste do Estado, Quatro Pontes tem orgulho de ser uma das 18 cidades paranaenses livre do analfabetismo com todas as crianças matriculadas nos Ensino Infantil e Fundamental. Um trunfo na gestão do prefeito João Laufer e do vice-prefeito Tiago Hansel.
Em Quatro Pontes, a partir dos 4 anos de idade, além das aulas normais da grade curricular, as crianças têm aulas de inglês, informática, cooperativismo e empreendedorismo. A secretária de Educação, Araceli Tauchert, comemora o cenário. “Temos 100% das crianças matriculadas e isso é um orgulho imenso”, afirma.
Educação para adultos
Mas Quatro Pontes não se preocupa apenas com a educação para crianças. A cidade, que tem quase metade de sua população cima de 40 anos, iniciou um processo de parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPA) para oferecer cursos técnicos de educação à distância gratuitos. A aproximação entre município e instituto ocorreu depois que o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) se reuniu com o reitor Odacir Antônio Zanatta.
Para o prefeito João Laufer, a atuação do parlamentar abre uma grande possibilidade aos moradores de Quatro Pontes. “Esta parceria, arquitetada pelo deputado Sérgio Souza, é uma oportunidade para ajudarmos nossa população. Educação é sempre uma prioridade e compromisso da nossa gestão”, diz.
Entre os cursos que deverão ser ofertados no futuro pela parceria estão: Administração, Agente Comunitário de Saúde, Logística, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Serviços Públicos e Vendas.
Saiba mais sobre a parceria no vídeo