O deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR), participou, nesta terça-feira (03/11), junto com o ministro da Secretaria de Portos, Helder Barbalho, da assinatura do investimento em dragagem para o Porto de Paranaguá, no valor de R$394 milhões.
O contrato foi assinado com a empresa DTA Engenharia, que fará as obras de dragagem dos canais de acesso, da bacia de evolução e do berço de atracação do Porto.
De acordo com o deputado Sérgio Souza, investimentos em infraestrutura trazem bons resultados. “Investir em infraestrutura, ainda mais neste Porto, é garantia de retorno de investimento. É geração de empregos, de renda, que irá refletir na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Com obras como esta, vamos dar agilidade aos navios que aqui atracam”, enfatizou Souza.
O ministro Helder Barbalho destacou o tamanho do investimento que será realizado em Paranaguá. “ Este é o maior investimento do Brasil em dragagem. É a determinação do governo federal em fazer parceria com o governo do Paraná para que a estrutura portuária e o protagonismo portuário desta instituição possam cooperar ainda mais com as condições e o cenário adequado para que o Brasil continue a crescer, se desenvolver, escoar a produção e ser mais competitivo”, afirmou Barbalho.
Estão previstas ainda outras ações de melhoria no primeiro semestre de 2016, de acordo com o ministro.
Com a nova dragagem, o canal de acesso ao Porto de Paranaguá, chamado canal da Galheta, passará a ter 16 metros de profundidade. Hoje, o canal possui 15 metros. A Bacia de Evolução do canal (área usada pelos navios para manobra e atracação) ganhará mais dois metros de profundidade com a nova dragagem, passando de 12 para 14 metros. As áreas intermediárias, localizadas entre o canal da Galheta e a Bacia de Evolução, passarão a ter 15 metros de profundidade. Já os berços de atracação passarão de 12,30 metros de calado para 13,80 metros de calado.