O Agronegócio no Brasil deu mais um passo a frente para resolver uma das principais queixas do segmento: o alto custo da produção. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou recentemente a Plataforma Digital de Registro e Gestão de Tratores e Equipamentos Agrícolas, a ID Agro, que permite o registro oficial de tratores e equipamentos agrícolas sem despesa extra para o produtor rural. Os veículos podem transitar em vias públicas sem necessidade de licenciamento e emplacamento; a comercialização de tratores usados foi facilitada, além do acesso ao crédito e as ações de segurança em relação a roubos e furtos.
“O sistema foi implementado para adequar os equipamentos agrícolas à legislação de trânsito do Brasil. Ferramentas como esta, simples, sem custo para o agricultor, mas de grande valia, é que queremos ter cada vez mais em nossa agricultura, porque é disso que precisamos”, declarou a ministra Tereza Cristina (foto abaixo).
A plataforma, segundo o Mapa, atende a um desejo histórico dos produtores rurais e permite a eles usar os recursos que gastariam para fazer o registro em investimentos nas suas propriedades, como a aquisição de melhores sementes e insumos, por exemplo.
“Os produtores rurais pagam caro, são altos os impostos deles como consumidores de maquinários. Precisamos valorizar o papel do campo como motor da economia brasileira. Temos um clima excelente, tudo o que se planta dá, um solo maravilhoso, não perdemos para ninguém no mundo inteiro. Então, vamos reconhecer o protagonismo desses homens e mulheres empreendedores no Agronegócio”, destacou o deputado federal paranaense Sergio Souza (MDB), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.
Com o ID Agro, os órgãos de segurança terão acesso a dados confiáveis sobre a movimentação das máquinas agrícolas no país, como nomes dos proprietários e locais onde são usadas. A ferramenta vai gerar um documento oficial, com fé pública, que permite a uniformização das informações e rastreio dos tratores e aparelhos automotores. O Registro Nacional de Máquinas Agrícolas, equivalente ao CRLV dos demais veículos, dará maior tranquilidade para produtores quando transitarem em via pública. O trator ou outra máquina agrícola que estiver trafegando sem o registro do Mapa estará sujeito às mesmas medidas administrativas aplicadas aos veículos de passeio que transitam sem o CRLV.
Para fazer o registro, é necessário ter cadastro no aplicativo ID Agro, inserindo dados pessoais; ter a nota fiscal do bem e procurar uma agência autorizada da marca do mesmo. Somente as agências autorizadas poderão fazer o registro, que vale para equipamentos novos e usados.
Dados do Censo Agropecuário do IBGE* apontam que existem 1.229.907 tratores em 734.280 estabelecimentos agropecuários no Brasil. Dessas propriedades, 14,5% possui pelo menos um trator. A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores estima que sejam adquiridos aproximadamente 35 mil novos tratores a cada ano no país.
*2017
**Com informações complementares do Mapa
***Notícia relacionada – https://bit.ly/3nQRPoT