O deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR) participou, nesta sexta-feira (08), na sede da Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), em Curitiba, da discussão sobre a agricultura paranaense. A convite do presidente da entidade, José Roberto Ricken, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, esteve presente e, junto com o deputado, recebeu um documento com dez propostas dos paranaenses relacionadas a várias questões, como seguro rural, taxas de juros de longo prazo, sanidade, comércio internacional, entre outros itens.
O evento, realizado por meio de parceria entre o Sistema Ocepar, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Instituto Emater e Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu representantes de todas as regiões do Estado.
Os números da agricultura paranaense são muito significativos para o Brasil, principalmente os do cooperativismo. Neste ano, as cooperativas programam R$ 2,5 bilhões em investimentos, 8% mais do que os R$ 2,3 bilhões aplicados em 2015, de acordo com dados da Ocepar. A agricultura paranaense representa 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
Segundo o ministro Blairo Maggi, a luta pela agricultura sempre esteve presente em sua vida. “Sou o promotor público do produtor. Estamos lutando todos os dias para melhorar as condições do homem do campo e cada vez mais o valorizar. É muito bom sair e ouvir as demandas, este trabalho que estamos fazendo aqui. As propostas serão analisadas e temos certeza que irão contribuir de sobremaneira para ajudar a agricultura crescer cada vez mais”, destacou o ministro.
Para o deputado Sérgio Souza, discutir formas para melhorar a agricultura é essencial para a economia do país. “Eu estou na Câmara Federal para atender os interesses do Paraná, e a agricultura é uma das mais importantes para o estado. O trabalho do ministro Maggi, de mostrar o nosso melhor no exterior, é essencial. E temos muito o que mostrar. As cooperativas, o cuidado com o meio ambiente e a expertise do agricultor”, afirmou o deputado.
Sérgio Souza destacou ainda que outros órgãos também precisam tratar das relações comerciais do país. “Temos muitas embaixadas brasileiras, pelo menos nas maiores capitais. Precisamos que elas também cuidem das relações comerciais do país, que ouçam e aprendam com os agricultores que hoje sustentam a economia nacional? Precisamos nos atentar para isso, e esta atitude do ministro é essencial, ” avaliou.
Antes do encontro, Sérgio Souza reuniu-se com o gerente Técnico e Econômico da Ocepar, Flávio Enir Turra, e com gerente de Produção da Credicoamo, Dilmar Peri. Participaram da entrega das propostas o governador do Paraná, Beto Richa, o secretário estadual da agricultura, Norberto Ortigara; o presidente do Sistema Faep, Ágide Menegetti, e dirigentes de cooperativas de todo o Paraná.