A concorrência desleal dos setores do leite, arroz e trigo dos países vizinhos associados ao Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi destacada nesta quinta-feira (8) na Câmara dos Deputados. Acompanhado de representantes dos três segmentos, deputado Sérgio Souza (MDB-PR) esteve na quarta-feira com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, solicitando providências para a revisão do Tratado de Assunção, assinado em 1991.
Na semana que passou, o deputado visitou produtores do interior paranaense e, ao ser entrevistado por uma rádio do Norte do Estado, afirmou que “o Mercosul é uma tragédia para o país”. Sérgio Souza lembrou que o tratado foi criado para atender os interesses do setor industrial brasileiro e que hoje, com o agronegócio em alta, é o grande responsável pela recuperação da economia e precisa ser revisto. “É isso que o produtor brasileiro quer”, afirmou Sérgio Souza.
Fortalecer a economia
O deputado destacou, ainda, que os tratores produzidos no Brasil são exportados sem impostos para países vizinhos, custando praticamente metade do preço para a utilização no agro estrangeiro. A produção do Mercosul é importada pelo Brasil com custo de produção menor. Sérgio Souza citou como exemplo o leite uruguaio que está prejudicando os produtores brasileiros do setor leiteiro. “Rever o tratado fortalecerá a nossa economia”, concluiu.