Formação
Natural de Ivaiporã, no Paraná, o deputado federal Sérgio Souza nasceu em 13 de março de 1971. Formado em Direito pela Universidade Tuiuti, cursou especialização em Direito Eleitoral na UniCuritiba. Souza é um combatente da luta contra a corrupção e em favor do Estado Democrático e de Direito.
Suas convicções de justiça foram fortalecidas em função do trabalho realizado enquanto servidor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, e no exercício da advocacia no escritório Sérgio Souza & Advogados Associados.
Senado Federal
Sua vida política teve início após a eleição, em 2010, para a primeira suplência no Senado Federal. Sérgio Souza assumiu, em 2011, a titularidade do cargo, onde permaneceu até 2014.
No Senado Federal, foi membro das comissões de Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania; de Assuntos Econômicos; de Agricultura e Reforma Agrária; Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização; de Meio Ambiente; Defesa do Consumidor; e de Fiscalização e Controle.
Sérgio Souza é autor do projeto de lei que adota como disciplinas obrigatórias nos ensinos Fundamental e Médio a educação política, ética e social. Segundo ele, a medida ajudará na formação cidadã e republicana dos estudantes brasileiros.
Também no Senado foi relator da Proposta de Emenda à Constituição, promulgada como Emenda Constitucional nº 76/2013, que acabou com votação secreta nos casos de perda de mandato para deputados e senadores e de apreciação de vetos presidenciais . Todo esse trabalho o credenciou a uma vaga na Câmara dos Deputados, em 2014.
Ivaiporã – Paraná
Vinicius Portelinha
Câmara dos Deputados
Na Câmara, casa legislativa onde está em seu 3° mandato consecutivo, o deputado Sérgio Souza pauta sua atuação parlamentar na defesa dos interesses do Paraná, sobretudo nas questões que envolvem agricultura, infraestrutura, educação, saúde, regularização fundiária, valorização do setor sucroenergético,e rediscussão do pacto federativo, apoio aos municípios e otimização do acesso à justiça.
Souza foi o relator na Comissão Parlamentar de Inquérito dos Fundos de Pensão que apurou irregularidades e desvios de quase R$ 7 bilhões nos fundos da Previ, Postalis, Funcef e Petros. O relatório serviu de base para a Operação Greenfield, realizada pela da Polícia Federal, que indiciou mais de 350 pessoas e bloqueou mais de R$ 8 bilhões dos suspeitos de fraudes em investimentos desses fundos.
Liderança
Sérgio também foi presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural em 2017. Em 2021 foi eleito presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, sendo líder da bancada ruralista durante o biênio (2021-2022), onde continua fazendo parte e lutando pelas causas dos nossos agricultores, além disso, é o atual vice-presidente da Frencoop na Câmara dos Deputados.
O deputado é um defensor do Marco Temporal (Lei 14.701/23). Promoveu diversos debates no estado do Paraná em defesa do produtor rural, além da articulação política no Congresso Nacional em defesa do direito à propriedade. E tem como pautas prioritárias a redução do custo de produção, alimento de qualidade e mais barato para nossa gente; Geração de emprego e renda; Proibição de pedágios abusivos; Transparência no Poder Público; Menos burocracia; Defesa dos trabalhadores por melhores salários com maior poder de compra.