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 “No ano que passou o governo e a iniciativa privada investiram R$ 110 bilhões em infraestrutura, menos 17% do que foi investido em 2015. Um recuo bem maior que a economia brasileira, que encolheu aproximadamente 3,5%. Fazendo um comparativo com o Produto Interno Bruto (PIB), o investimento nas rodovias caiu de 0,3% do PIB para 0,25%. O cenário preocupa e, se não ocorrerem novos investimentos infraestruturais, a retomada do crescimento fica comprometida, com os gargalos de transporte ganhando força em todos os modais. ”

A afirmação é do deputado federal Sérgio Souza (PMDB) – relator da Medida Provisória 752, que trata das concessões federais – demonstrando estar preocupado com os investimentos viários, lembrando que os especialistas alertam que o país precisa investir no mínimo três por cento do PIB para manter a trafegabilidade em rodovias e ferrovias e a acessibilidade aos portos. “A falta de investimento na infraestrutura também tem efeitos colaterais na sociedade, com a diminuição do número de empregos na construção civil, e afeta diretamente a competitividade dos produtos agrícolas e industriais no mercado internacional. ”
SEGURANÇA JURIDÍCA – Como relator da MP 752, estamos preocupados com a infraestrutura viária, destacou o parlamentar. “Reconheço que a proposta do Governo Federal para a concessão, em uma primeira etapa, de onze projetos envolvendo a concessão de quatro aeroportos, três ferrovias, duas rodovias e dois terminais portuários (para fertilizantes e movimentação de veículos em Paranaguá) pelo Programa de Parceria de Investimentos (PPI) são necessárias. Mas é preciso fazer mais em todos os modais de transportes. ”
Defendo, afirmou Sérgio Souza, a realização de audiências públicas para que toda a sociedade participe da discussão de novas obras. No seu entender, com as PPIs a questão da segurança jurídica e a diminuição de prazos ganharam um novo alento, favorecendo o desenvolvimento da infraestrutura. “Agilidade na gestão pública é o que o país precisa no momento. Com o novo posicionamento do Governo Federal, projetos que ficaram de fora dos interesses privados, como o Trem Pé-Vermelho que criaria um novo corredor de transporte para passageiros entre Paiçandu e Ibiporã, passando por Maringá-Apucarana e Londrina, voltaria a atrair investimentos ”, concluiu.

Fonte: Vale Verde FM

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