Levantamento divulgado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes) revelou que o Paraná, em 2017, teve desempenho na economia superior à média nacional. O Estado cresceu 2,5%, enquanto o Brasil apresentou alta de 1% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
O PIB paranaense encerrou o ano com R$ 415,8 bilhões, o equivalente a 6,35% da economia nacional. Em 2010, o Paraná detinha 5,8% de participação. Os dados revelam que a recuperação do estado ocorreu com a alta da agropecuária, que cresceu 11,5% em relação a 2016, graças à safra recorde e as elevadas produções de soja, milho, café, feijão e fumo.
O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) disse que o setor produtivo vem alavancando a economia não só do Paraná, mas do Brasil. “Esta é uma demonstração clara de que a economia do Estado superou a crise e que não estamos mais em recessão. Mas precisamos manter as políticas de desenvolvimento que foram implantadas no último ano ao setor produtivo”, comentou o parlamentar.
Na comparação com igual período do ano anterior, a economia do Estado cresceu 3,3% no primeiro trimestre, 1,4% no segundo, 3% no terceiro e 2,2% no quarto. No quarto trimestre de 2017, os destaques foram a indústria (2,2%) e os serviços (2,3%). A agropecuária registrou queda de 0,5%, em função da menor produção de trigo e da redução no abate de aves.