O deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR) recebeu entidades relacionadas aos Fundos de Pensão, em seu gabinete. Representantes da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar), Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb), Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil no Distrito Federal (Afabb-DF), Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e Associação dos Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil (Aafbb) trouxeram ao paranaense pontos do Projeto de Lei do Senado que, para eles, são negativos. O principal é a retirada da garantia de paridade dos participantes com o patrocinador nos conselhos deliberativo e fiscal dos fundos constituídos por empresas públicas.
Para os beneficiários dos fundos, as propostas do PLP 268 representam um retrocesso ao sistema de previdência complementar. O presidente da Anapar, Antônio Bráulio de Carvalho, disse que a paridade deve ser garantida: “É um debate que acho que é possível contrapor em cima do projeto (do Senado). O resultado da CPI dos Fundos de Pensão apontou pontos de preocupação com a governança. Queremos ampliar este debate”.
Souza acredita que a melhor solução é criar um substitutivo de consenso entre a Câmara dos Deputados e o Senado. “Eu tenho defendido a manutenção da paridade, podem contar comigo! Existem pontos do PLP do Senado que não dá para aceitar”, apontou.
A previsão é que o PLP 268 seja votado na próxima segunda-feira (20/6). Durante esta semana deputados, técnicos e consultores da Câmara e Senado devem se reunir para chegar a um consenso.