Capacitação Internet Orgânicos 300x168 - Ação pioneira no PR leva conhecimentos do sistema orgânico e capacitação a agricultores por meio da web. Entenda!
Foto de divulgação do governo do PR

 

A parceria entre a tecnologia e o Agronegócio tem tido destaque no Paraná. O Instituto de Desenvolvimento Rural do estado – Iapar-Emater vem trabalhando em uma iniciativa inédita de capacitação para a prática de agricultura orgânica com o uso da internet. A ação acontece na região de Cornélio Procópio (foto) e leva assistência técnica para a produção de olerícolas no sistema orgânico e organiza as mesmas famílias para que tenham garantia de acesso ao mercado, com a venda de todos os alimentos que colhem. O projeto já capacitou 50 extensionistas do instituto e 79 produtores.

Representantes do Iapar-Emater afirmam que a proposta responde a uma demanda da sociedade, que cobra a maior oferta de alimentos produzidos no sistema orgânico, além de atender ao compromisso do governo do Paraná que deve elaborar toda a merenda servida aos alunos das escolas estaduais apenas alimentos orgânicos, a partir do ano 2030.

 

 

Tomate  225x300 - Ação pioneira no PR leva conhecimentos do sistema orgânico e capacitação a agricultores por meio da web. Entenda!
O projeto visa assegurar que é possível formar participantes sem experiência na produção orgânica e fazer com quem cultivem alimentos mais difíceis e melindrosos, como o caso do tomate, cultura que requer um sistema protegido, com estufas ou em campo aberto. Foto de divulgação da Emater

 

A cada 15 dias, é realizada uma webconferência com os técnicos e produtores capacitados. No estado, foram formados cinco grupos, e os participantes tem duas semanas para colocar em prática as orientações dadas. O grande diferencial está nos agricultores selecionados para o trabalho, que não possuem quaisquer experiências em sistema orgânico. Isso porque o projeto visa assegurar que é possível formar esses participantes na produção orgânica e fazer com quem cultivem alimentos mais difíceis e melindrosos, como o caso do tomate, por exemplo. Essa cultura requer um sistema protegido, com estufas ou em campo aberto.

Para o Iapar-Emater, começar a experiência na produção orgânica com uma planta mais exigente em cuidados faz com que produtores e técnicos se sentam mais seguros para trabalhar com outras olerícolas que apresentem maior rusticidade, além de menos suscetíveis ao ataque de doenças e pragas.

*Com informações complementares do portal Agroemdia

Cadastre-se aqui

Deixe um comentário