Neste domingo (21), a partir da 0h, termina o horário de verão. A população das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal devem atrasar os relógios em uma hora, voltando os ponteiros para 23h.
Este ano, o horário de verão seguiu as regras estipuladas no decreto 6.558, de 2008, que fixa a duração de quatro meses, entre o terceiro domingo de outubro de cada ano e o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.
O objetivo do horário de verão é estimular o uso racional da energia elétrica. O período 2015/2016 foi a 40ª edição do horário no país. Com a utilização da luminosidade natural, observa-se um alivio no sistema elétrico nos períodos de maior demanda, que ocorre entre 18 e 21 horas- durante a vigência da medida, ocorre entre 19 e 22 horas.
Segundo levantamento do ministério de Minas e Energia, nos últimos dez anos, esta ação tem possibilitado uma redução média de 4,6% na demanda por energia durante os períodos de pico.
No sistema elétrico do Paraná, observou-se uma redução média de 4,5% sobre os níveis máximos de demanda, retirando do sistema elétrico 200 MW (megawatts) de potência no final do dia. Tal alívio equivale a retirar do sistema elétrico, no horário de ponta, uma cidade como Maringá, de 391 mil habitantes.