Ao que tudo indica, o Plano Safra 2018/2019 deve receber uma nova redução nas taxas de juros das linhas de crédito rural. Se as projeções do Ministério da Agricultura se concretizarem, o abatimento pode chegar até 2%. A taxa de custeio agropecuário passaria de 8,5% para 6,5% e das linhas de investimentos, de 6,5% para 5,5% ao ano.
De acordo com o Ministério, essa redução é possível graças à política que vem sendo adotada pelo Banco Central de redução da taxa básica de juros, a Selic. Hoje, esse índice está em 7% ao ano.
Para o deputado Sérgio Souza (PMDB-PR) o cenário da economia é propício para a queda dos juros ao crédito rural. “A inflação fechou o ano de 2017 abaixo da meta fixada pelo governo e o alimento foi um grande motivador e propulsor deste panorama. Acredito que a inflação esteja controlada e que o país continuará o processo de recuperação do crescimento econômico”, destacou o parlamentar.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de inflação fechou 2017 em 2,95%, o melhor desde 1998, quando chegou a 1,65%.
Para 2018, os analistas de mercado projetam que a inflação ficará abaixo de 4%.