Deputados e senadores derrubaram, nesta terça-feira (3), os 24 vetos do presidente Michel Temer ao projeto que deu origem à Lei Federal 13.606/18 do Programa de Regularização Tributária Rural, conhecida como Refis Rural. A lei permite a renegociação das dívidas de produtores rurais.

O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) trabalhou pela derrubada dos vetos e, segundo ele, prevaleceu o bom senso na decisão tomada pelo Congresso Nacional. “Derrubada dos vetos beneficiam tanto a agricultura comercial como a familiar. É um momento importantíssimo para todos que trabalham pelo crescimento do Brasil”, disse.

Com a decisão, os artigos que haviam sido vetados pelo presidente seguirão agora para promulgação do Congresso Nacional e passarão a integrar a lei. Entre os itens restabelecidos, está o aumento de 25% para 100% de desconto das multas e encargos sobre os débitos acumulados com o Funrural.

Além disso, foi restabelecida a redução da contribuição do empregador à Previdência, de 2,5% para 1,7%, ou seja, uma redução de 68%, do valor da contribuição vigente da pessoa jurídica que incidia sobre a receita da comercialização dos produtos agropecuários. Fica liberado, ainda, o uso de crédito de prejuízo fiscal para quitação de dívidas.

Para Sergio Souza, a derrubada dos vetos representou o decidido apoio dos parlamentares que defendem o setor produtivo rural. “Assim, a justiça foi feita aos produtores rurais, compradores, cooperativas, agroindústrias e frigoríficos que pagam uma alta carga tributária para produzirem alimentos, segmento este mais exitoso da economia brasileira”.

Veja comentário do deputado no vídeo

Memória

As dívidas do Funrural têm relação com um imbróglio judicial. Vários produtores rurais deixaram de contribuir ancorados em uma liminar de uma ação que questionava a constitucionalidade da contribuição. No ano passado, contudo, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o pagamento era, sim, constitucional, alterando entendimento anterior da inconstitucionalidade de tal cobrança.

Depois de muitas idas e vindas, o acerto entre os parlamentares e o governo era para que houvesse a derrubada de alguns dos 24 vetos. No entanto, os parlamentares, no processo de votação por meio de cédula, derrubaram todos os vetos com o apoio de 360 deputados e 50 senadores.

Cadastre-se aqui