Uma notícia boa para a economia brasileira. A prévia do Produto Interno Bruto (PIB) subiu 1,04% em 2017. A informação partiu do próprio Banco Central, que divulgou o Índice de Atividade Econômica do Brasil (IBC-Br).
O número é bruto, pois considera os dados sem os ajustes sazonais dos dois anos de comparação, 2016 e 2017. A recuperação da economia já havia sido percebida em dezembro de 2017, quando o mesmo índice teve alta de 1,41% em relação a novembro.
PIB oficial
Os números do PIB em 2017 só serão divulgados oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 1º de março. No entanto, o indicador IBC-Br é visto pelo mercado como uma antecipação desse resultado. Prova disso é que economistas entrevistados pela Pesquisa Focus do Banco Central confirmam alta de 1,03% para o PIB em 2017.
O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) está otimista com os números, mas não surpreso. Segundo ele, o setor agropecuário responderá por boa parte desta recuperação da economia. “Somos o segundo maior produtor agrícola do mundo. Tenho muita convicção de que o setor agropecuário está cumprindo seu papel para que a economia brasileira se recupere ainda mais e, assim, o brasileiro possa ter emprego e renda outra vez”, destacou o parlamentar.