Este sábado (06) não é apenas de carnaval. Acontece em todo o Estado do Paraná a campanha “Hora H- Todos contra o mosquito da Dengue”. O objetivo é chamar toda a população a vistoriar as casas, quintais, e ruas, todos simultaneamente em uma ação que acontece às 10 horas da manhã, afim de acabar com possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, da zika e do chikungunya.
Os trabalhos acontecem com o apoio das prefeituras, câmaras municipais, entidades e sociedade civil organizada. A situação no Paraná preocupa, pois, 11 municípios já entraram em situação de epidemia, mas com chances destes números aumentarem, uma vez que três em cada quatro cidades do Estado são consideradas infestadas pelo Aedes aegypti.
De acordo com o deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR), que é do Paraná, a atitude tem que ser de todos. “Se cada um fizer a sua parte, logo conseguiremos tirar estas cidades deste estado de alerta. São atitudes simples, mas que fazem toda a diferença no nosso dia-a-dia”, afirmou.
No Paraná, mais de 90% dos criadouros encontrados pelas equipes de saúde estão dentro de residências e quintais. O principal vilão é o lixo, mas todo objeto ou local que possa acumular água precisa ser verificado e eliminado.
Muitos focos do mosquito são identificados em locais de pouca visibilidade, como em ocos de árvore, ralos, reservatórios de água de geladeiras e ares-condicionado, calhas, entre outros espaços.
A vistoria semanal é recomendada porque o ciclo de reprodução do mosquito, após a eclosão dos ovos, dura em média 10 dias. Com isso, é possível eliminar a larva do Aedes aegypti e evitar que o inseto chegue à forma adulta.
O material que orienta as inspeções está disponível nas secretarias municipais de saúde e pode ser baixado ainda no site da Secretaria Estadual da Saúde (www.saude.pr.gov.br).