A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lança na quarta-feira de cinzas em todo o Brasil a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016, com o tema ““Casa comum, nossa responsabilidade”. No país, o foco das ações será no saneamento básico.
Neste ano, a campanha é ecumênica e reúne todas as igrejas cristãs para discutirem ações para promover melhorias no trabalho do tema proposto. Em Curitiba, participarão representantes das igrejas Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Episcopal Anglicana do Brasil, junto com outras igrejas que compõem o Movimento Ecumênico de Curitiba (MOVEC).
Segundo o Instituto Trata Brasil, o tema é extremamente importante uma vez que nem metade da população brasileira tem acesso à coleta de esgoto e menos de 40% dos esgotos recebem tratamento.
Em Curitiba, no próximo domingo (14) todas as igrejas participantes realizarão uma cerimônia para celebrar a abertura da CFE 2016.
O Brasil é um dos países com o índice mais alto de pessoas que não possuem banheiro com quase 7,2 milhões de habitantes, de acordo com o Progress on Sanitation and Drinking-Water, 2014. Cerca de 35 milhões de pessoas não contam com água tratada em casa e quase 100 milhões estão excluídas do serviço de coleta de esgotos, como aponta publicação, de 2015, do Instituto Trata Brasil.
Ainda de acordo com o Trata Brasil, a cada 100 litros de água coletados e tratados, em média, apenas 67 litros são consumidos. Contudo, 37% da água no Brasil é perdida, seja com vazamentos, roubos e ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas no consumo de água, resultando no prejuízo de R$ 8 bilhões.