O deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR) participou nesta segunda-feira (26/10), em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, da entrega da premiação do programa Agrinho 2015.
Na 20ª edição do projeto que premiou 309 participantes entre alunos, municípios,escolas e professores, o tema escolhido foi “O Campo e a Cidade unidos pela nossa energia”, que trabalha aspectos ligados à sustentabilidade energética.
Para o deputado Sérgio Souza, ações que incentivem as crianças a olhar com outros olhos para o campo, são muito bem vindas. “Estamos conscientizando as nossas crianças sobre a importância do homem do campo, a contribuição inestimável que ele dá para o desenvolvimento da economia do país. Sem o campo, a cidade não existe”, afirmou o deputado.
Neste ano, 330 municípios paranaenses e 3.640 escolas participaram do concurso. O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema Faep, em parceria com o Senar-PR. O projeto envolve mais de 1,5 milhão de crianças e mais de 80 mil professores da educação infantil, ensino fundamental e educação especial.
O presidente do Sistema Faep, Ágide Meneguette, iniciou seu discurso de abertura parabenizando todos os professores do Estado. “Sem eles nós não estaríamos aqui”. Segundo o dirigente, o programa Agrinho é o “xodó” da federação. “Um caso de amor que vai além das nossas obrigações legais”, destacou.
Para trabalhar temas importantes com os alunos em sala de aula e fora dela, o projeto conta com material didático especifico e trata de assuntos como: saúde e segurança pessoal e ambiental. Neste ano, concorreram 5.087 itens, entre redações, desenhos e experiências pedagógicas, sendo 4.729 da rede pública e 358 da rede particular.
Nesta segunda-feira (26/10), foram conhecidos os vencedores nas categorias:
Para alunos: Desenho Educação especial; Desenho 1º ano; Redação -2º ao 9º ano.
Para Professores: Experiências pedagógicas
Para municípios: Escola agrinho e Munícpio Agrinho.
Confira aqui, a lista dos vencedores.