Nesta quarta-feira (27), é lembrado no mundo todo o Holocausto. A data criada em 2005 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e marca o dia em que tropas soviéticas libertaram o complexo de extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau, na Polônia, em 1945. Este, era o maior campo onde de acordo com estimativas, mais de um milhão de Dia em Memória das Vítimas 1024x509 - 71 anos da libertação de Auschwitz-Birkenau é lembrado em Curitibapessoas foram mortas.

Em 2016, são lembrados os 71 anos de libertação do campo de extermínio, que virou símbolo da intolerância humana.

No Paraná, para que a população não esqueça este momento histórico mundialmente conhecido, foi criado em 2011, o Museu do Holocausto, em Curitiba. O único do gênero em todo o país. O local é abeto a visitação com agendamento prévio, e recebe grupos escolares com o objetivo educacional.

Nesta quarta-feira, acontecem cerimônias para lembrar as vítimas. “Esta é uma data para não ser esquecida. Precisamos sempre lembrar a que ponto chega a intolerância humana, e o desrespeito ao próximo. Temos sempre que tocar no assunto para que nada parecido possa se repetir atualmente”, enfatizou o deputado federal Sérgio Souza.

A exposição permanente do Museu do Holocausto, de Curitiba, possui 56 objetos e aproximadamente 300 fotos e vídeos, que correspondem em torno de 5% de todo o acervo. Além disso, é possível ter acesso aos documentos da reserva técnica nos computadores disponíveis.

O Museu do Holocausto fica na Rua Cel. Agostinho Macedo, 248, no bairro Bom Retiro, em Curitiba. As visitas são gratuitas e devem ser agendadas previamente pelo telefone 3093-7461.

Cadastre-se aqui

  • Post category:Paraná

Deixe um comentário