À convite da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP/ SENAR-PR), o deputado federal Sérgio Souza (MBD-PR) participou da missão oficial da Câmara dos Deputados em Israel, onde trocaram experiências sobre a agricultura sustentável e suas tecnologias.

A comitiva que visitou o país do Oriente Médio contou com a participação de 42 pessoas, entre representantes políticos, presidentes de sindicatos e lideranças rurais. E o resultado foi a inspiração para políticas públicas e novos investimentos em inovação agropecuária e irrigação.

WhatsApp Image 2023 09 11 at 13.36.52 - Sérgio Souza visita Israel para troca de conhecimento sobre agricultura sustentável

Com mais de 60% do território formado por desertos, Israel revoluciona a maneira de produzir alimentos em meio à escassez hídrica. O setor agrícola do país do Oriente Médio é desenvolvido e fundamentado em tecnologia, de modo que, a agricultura atende a 95% da demanda local com pouco mais de 20% de área cultivável.

Agricultura                                  

Durante a viagem o grupo teve a oportunidade de conhecer o Volcani Institute, o maior centro de pesquisa em agricultura em Israel. Foram, ainda, ao Gilat Regional, unidade de estudos que realiza experimentos com sistemas de irrigação.

Sérgio Souza destacou a importância da troca de experiências. “É uma experiência bastante interessante aonde nós conseguimos aprender como um país tão pequeno como é Israel, que tem 60% de seu território em deserto consegue ser um grande produtor mundial de alimentos, principalmente em hortifruti”.

Reutilização de Água

Para driblar a seca extrema, a comunidade científica do país, com apoio do governo israelense, vem desenvolvendo pesquisas em prol do uso sustentável e racional da água. A reutilização de água é um dos grandes destaques no país, Israel é o líder mundial em reutilização, tratando mais de 90% do volume de esgoto. A maior parte da água tratada é utilizada na agricultura, principalmente para irrigação. Para entender melhor o sistema, a comitiva conheceu o “Shafdan Wastewater Treatment Plant”, a maior planta de estação de tratamento de águas residuais do Oriente Médio.

WhatsApp Image 2023 09 11 at 13.37.12 - Sérgio Souza visita Israel para troca de conhecimento sobre agricultura sustentável

Energia Solar

Em outro momento, o grupo conheceu a mais alta torre do mundo de energia solar a “Ashalim” que fica no deserto de Negev. A torre é envolvida por mais de 50 mil espelhos controlados por computadores que acompanham o movimento do sol fazendo com que a luz solar reflita sobre uma caldeira. O deputado Sérgio Souza destaca que Israel é um exemplo de desenvolvimento sustentável, “estamos aprendendo muito com um país tão pequeno, mas altamente desenvolvido”.

WhatsApp Image 2023 09 11 at 13.37.03 - Sérgio Souza visita Israel para troca de conhecimento sobre agricultura sustentável

Produção de Leite

A comitiva paranaense conheceu uma fazenda comercial de gado leiteiro situada no Norte de Israel. Mesmo diante dos desafios do país a produção total de leite em Israel é de cerca de 1,6 bilhão de litros por ano. Tecnologias avançadas, incluindo sistemas de ordenha e alimentação computadorizados, sistemas de resfriamento de vacas e equipamentos de processamento de leite, combinados com técnicas exclusivas de gerenciamento de fazendas, levaram a pecuária de leite israelense a se tornar referência global em eficiência, produção e sustentabilidade.

A Viagem técnica internacional promovida pelo Sistema FAEP/SENAR-PR proporcionou a imersão em tecnologias de uso da água do país do Oriente Médio e abriu portas para possíveis parcerias.

Assessoria de imprensa com informações de Sistema FAEP/SENAR-PR

Cadastre-se aqui

Deixe um comentário