De 1975 a 2021, a produção de grãos no Brasil cresceu mais de 700%, saltando de 38 para 272,5 milhões de toneladas, em uma área plantada apenas 100% maior. Depois de um ano agrícola difícil, a safra brasileira de grãos deve apresentar uma boa recuperação no ciclo 2021/22. Caso as previsões sejam confirmadas, a produção total deve ficar em 288,61 milhões de toneladas, atingindo um novo recorde em produtividade agrícola nacional, segundo o 1º Levantamento da Safra Grãos 2021/22, recentemente divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

agrosite - “O agro é o grande patrimônio estratégico do Brasil”, diz Sérgio Souza

“Não é milagre, é investimento em ciência, tecnologia e capacitação, que, somadas à tenacidade do homem do campo, fizeram do agro o grande patrimônio estratégico do Brasil no cenário internacional. E ainda temos muito chão pela frente. Produzir mais, melhor, mais barato e ganhar mercados qualificados, este é o desafio que anima nossos agricultores a levantarem da cama, bem cedo.”, comemora o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR).

Segundo ele, isso mostra que a agricultura brasileira atual é um sucesso em produtividade. “Nos últimos 50 anos, o Brasil saiu da condição de importador de alimentos para se tornar um grande fornecedor para todo o mundo”.

Nestas últimas 5 décadas, o setor conquistou aumentos significativos na produção e na produtividade agrícola, que fizeram com que o país se tornasse um dos principais players do agronegócio mundial. “Hoje, conseguimos produzir muito mais grãos em um mesmo hectare de terra, ou seja, somos bem mais produtivos e contribuímos com a preservação dos recursos naturais”, destaca Sérgio Souza.

 

Cadastre-se aqui

  • Categoria do post:Notícias