No dia 11 de Junho, o Deputado Sérgio Souza, protocolou um projeto de lei que concede ao município de Toledo o título de Capital Nacional da Proteína Animal. Localizado no Estado do Paraná, Toledo, é um dos maiores e mais importantes centros agroindustriais do Brasil, com destaque para a produção de proteínas animais.
O município é sede de considerável parque agroindustrial, de
elevada capacidade, com várias empresas que se dedicam ao abastecimento dos mercados interno e externo de carne suína e de frango, a partir das criações mantidas por produtores rurais, sobretudo de pequeno e médio porte. A contribuição dessa cadeia produtiva municipal para a balança comercial e para o Produto Interno Bruto do País é significativa.
A adoção de tecnologias modernas, práticas sustentáveis e a constante busca por inovação fazem de Toledo um exemplo de eficiência e qualidade na produção agropecuária. Muito em razão disso, a cidade é um importante centro de geração de empregos, sendo fundamental para o sustento de milhares de famílias na região.
A criação de aves e suínos e a atividade agroindustrial associada impulsionam o desenvolvimento em Toledo de outros segmentos da agropecuária, como a produção de ração, de equipamentos agrícolas e a oferta de serviços especializados. Além do impacto econômico direto, o município também contribui para o avanço tecnológico e científico na área de produção animal, com investimentos em pesquisa e desenvolvimento que beneficiam todo o setor.
O reconhecimento que se pretende dar a Toledo como “Capital Nacional da Proteína Animal” valoriza a trajetória empreendedora dos munícipes, sua inestimável contribuição para a segurança alimentar da população brasileira e reforça a importância do setor agropecuário no desenvolvimento nacional.