A proposta que insere a disciplina de Cidadania Moral e Ética no currículo do Ensino Fundamental aguarda votação no Plenário da Câmara dos Deputados. De autoria do deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), o PL 4744/2012 pretende melhorar a compreensão de crianças e adolescentes a respeito da formação social e política brasileira.
Para Sérgio Souza, a formação do cidadão com pleno conhecimento sobre a história de seu país, seja ela política ou social, deve contar com a participação das escolas. “É nas escolas que adquirimos a compreensão do significado da ciência das letras e das artes. O processo histórico de transformação da sociedade e da cultura, assim como o ensino da língua portuguesa como instrumento de comunicação, é parte desta formação que nos leva ao exercício pleno da cidadania”, defendeu.
Jair Bolsonaro
O presidente eleito Jair Bolsonaro tem entre suas propostas a boa formação do cidadão. Sendo assim, as escolas terão papel fundamental no projeto educacional para o futuro do Brasil. Sérgio Souza acredita que chegou o momento da aprovação de sua proposta. “É uma mudança que precisa ser feita e a hora é agora. Vou conversar com cada parlamentar para que consigamos fazer este projeto virar lei e, assim, nossas crianças voltarem a estudar a formação política e social do nosso Brasil”.
Para virar lei, o PL 4744/2012 precisa ser aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados e sancionado pelo presidente da República.