Você sabe o que é o diesel verde? É uma versão de combustível com mais qualidade e eficiência, e menos poluente para uso em motores a combustão de ciclo diesel, produzido a partir de matérias-primas renováveis. O Brasil ainda não dispõe dessa matriz energética, mas a Embrapa Agroenergia já deu o pontapé nos trabalhos para fazer a novidade nascer por aqui.
A produção dessa versão de combustível pela Embrapa conta com a parceria da empresa Haka Bioprocessos. A pesquisa utiliza a hidrogenação de bio-óleo de resíduos ósseos de aves para criar o diesel verde. O procedimento é semelhante ao já realizado pela entidade para a obtenção do óleo de palma. A inserção da cadeia de proteína animal como agente na transição energética visa uma economia de baixo carbono. Após a regulamentação para comercialização em território nacional, a versão verde deverá ser adicionada ao diesel de origem fóssil, que já possui, obrigatoriamente, 12% de biodiesel em sua composição. Para os envolvidos nessa iniciativa, o projeto promete ser um legado para o agronegócio brasileiro. O otimismo é tão grande que já se fala até mesmo em apresentar essa tecnologia para produtores de proteína animal na Europa e nos Estados Unidos, destacando o Brasil no mercado de exportação por meio da inovação no campo.
Segundo a Embrapa, a proposta de regulamentação do diesel verde está alinhada com a Política Nacional de Biocombustíveis, que foca na expansão do uso dessas versões na matriz energética do Brasil observando a segurança energética, previsibilidade para a participação competitiva dos biocombustíveis no mercado interno, e mitigação das emissões dos gases geradores do efeito estufa. Enquanto em países europeus o biodiesel é permitido no teor máximo de 7%, nos Estados Unidos esse limite é de 5%.
*Por Patrícia Fahlbusch, com informações complementares dos portais da Embrapa e do Canal Rural