O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) firmou parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) visando dar início à gestão de concessão florestal de três dessas áreas: a Floresta Nacional de Irati, entre os municípios de Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares, no Paraná; de Três Barras e de Chapecó (em SC). A parceria se deu por meio do Serviço Florestal Brasileiro, e o objetivo é agilizar as primeiras concessões florestais da Região Sul. No mês de dezembro foi assinado contrato para prestação de serviços técnicos para a concessão de oito florestas públicas federais.
“O Brasil é e será por longo tempo o protagonista das finanças verdes. Temos uma variedade de setores que estão inseridos de modo efetivo na sustentabilidade do Brasil. O envolvimento de todos esses atores nessa parceria vai destravar o Programa de Concessão Florestal em todas as regiões do país”, chegou a declarar a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
“Sabemos que, entre os principais desafios do Brasil, está a garantia ao mundo da segurança alimentar e do ambiente adequado para se viver. Nós temos uma legislação ambiental avançada e preservamos em torno de 66% do território em floresta nativa. Agronegócio e natureza estão em harmonia no nosso país, sim!”, afirmou o deputado federal Sergio Souza (MDB-PR), presidente eleito da Frente Parlamentar da Agropecuária para o biênio 2021/22. Segundo a bancada, o produtor rural brasileiro é o que mais preserva o meio ambiente: 13,8% de vegetação nativa em terras indígenas; 13,1% de vegetação nativa em unidade de conservação; 20,5% de vegetação em propriedades rurais; e 18,9% de vegetação nativa em terras devolutivas.
A Flona de Irati (foto) é uma das 334 unidades de conservação federal administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade- ICMBio. O bioma formado por Mata Atlântica.
* Com informações do Mapa e do portal Canal Rural