Na reunião desta terça-feira, 18, entre o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, e membros do colegiado (foto abaixo, de Juvino Grosco), o subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais do Ministério da Economia, Rogério Boueri, foi convidado para debater o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN 4/2021), que trata sobre questões importantes para a recomposição do Plano Safra. Segundo Boueri, “a agropecuária brasileira precisa do PLN 4, pois não existe saída constitucionalmente constituída sem a recomposição dos recursos do Plano Safra.”

“São recursos que estão no Tesouro Nacional e não disponíveis no Ministério da Agricultura. Quanto mais rápido for aprovado o PLN, mais rápido esses recursos irão voltar para a agricultura brasileira”, disse Rogério Boueri.

SS FPA 18052021 300x225 - Sérgio Souza e FPA querem urgência na articulação da recomposição do orçamento do Plano Safra

Na manhã desta segunda, 17, Sérgio Souza e parte da bancada federal do Paraná que é membro da FPA se reuniram de forma remota com representantes de cooperativas e entidades paranaenses do Agro. Na ocasião, Souza esclareceu dúvidas dos participantes do encontro virtual sobre os cortes no orçamento, garantindo a atuação da bancada junto ao governo e ao Congresso sobre essa demanda.

“Ocorreram perdas significativas no orçamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nesse período em que o Agro foi, e se mantém, como a principal base de sustentação da econômica nacional. O setor abriu mais de 60 mil vagas de emprego de janeiro a dezembro do ano passado, melhor desempenho desde 2011. Seguimos não medindo esforços para fazer a recomposição orçamentária do Mapa, principalmente, no que diz respeito à agricultura familiar”, relembrou Sérgio Souza a nota oficial divulgada pela FPA em relação ao orçamento.

Os parlamentares trataram ainda sobre os vetos ao projeto que cria os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro) e a tramitação da proposta do licenciamento ambiental, aprovada na semana passada na Câmara e seguiu para o Senado.

*Com informações da FPA

Cadastre-se aqui

0 0 votes
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x