A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) aprovou nesta quarta-feira (21/10) o requerimento do deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR), que solicita audiência pública sobre o princípio ativo do paraquat – herbicida usado na agricultura.

unnamed 1024x683 - Câmara aprova requerimento para debate sobre herbicida agrícola

A reunião visa ouvir os setores produtivos sobre os reflexos da proibição do paraquat, os reflexos no custo de produção e os riscos ambientais. Em conversa com o presidente da comissão, Irajá Abreu (PSD-TO), o autor do requerimento pediu “maior atenção e a definição de uma data assim que possível, para discussão do tema”.

“O cancelamento do paraquat vai aumentar o valor do custo de produção, ele é fundamental para competitividade do agronegócio brasileiro”, argumentou Souza.

Entenda
Paraquat é um herbicida, exterminador químico de plantas daninhas. O uso torna possível o plantio direto, erradicando operações agrícolas e na redução do impacto ambiental das atividades agrícolas no Brasil.

Se o herbicida for substituído por outros produtos registrados para a mesma modalidade de uso haverá um aumento médio de 227,58% no custo de produção, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso representaria um acréscimo de aproximadamente R$ 22 milhões nos gastos para o controle de plantas daninhas.

Foram convidados para participar da audiência: o representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja); Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho); Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação; Conselho Nacional do Café; e a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef).

Cadastre-se aqui

  • Categoria do post:Política