A realização das festas de carnaval em clubes é tradição em muitas cidades do país. Nestas ocasiões, os pais precisam redobrar a atenção com as crianças próximas à piscina. De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), as piscinas são responsáveis por 53% de todos os casos de óbitos por afogamento na faixa de 1 a 9 anos de CARNAVAL AFOGAMENTOS - Criança na beira da piscina, cuidado redobradoidade.

A maioria dos acidentes são causados por bombas de sucção já que as crianças podem ter a curiosidade de observar e cabelos e corpo podem ser sugados.

Outro ponto que está preocupando especialistas é a utilização de fantasias dentro das piscinas. Para as meninas o sucesso do momento são os adereços de sereias, que limitam os movimentos e podem causar afogamentos.

Os afogamentos são a segunda maior causa de morte de crianças de 1 a 9 anos de idade no Brasil, mas podem ser evitados. Confira abaixo as dicas de entidades que cuidam tem o objetivo de prevenir estes acidentes:

  • Piscinas devem ser protegidas com cercas de no mínimo 1,5 metro, para não serem escaladas, e com portões trancados, para dificultarem o acesso.
  • Use alarmes e capas de piscinas.
  • Evite deixar brinquedos próximos a piscina, pois eles podem distrair as crianças.
  • Boias e equipamentos de segurança são extremamente necessários para as crianças. Em casos de rios ou lagos, dê preferência ao colete salva vidas.
  • Tenha um telefone sempre por perto, para que, em casos de urgência, você conseguir chamar o SAMU (192) e o Corpo de Bombeiros (193)
  • É aconselhável, você como mãe/pai ou responsável, aprenda algumas técnicas de primeiros socorro. Caso o seu filho goste muito de nadar, inscreva-o em uma aula de natação. Lembre-se, todo cuidado é pouco.

 

 

Cadastre-se aqui

  • Categoria do post:Paraná