Deputado federal Sérgio Souza, de Ivaiporã, concedeu entrevista a Jovem Pan News, na manhã de terça-feira, 30 de maio, e defendeu o respeito à Constituição Federal na votação do Marco Temporal, projeto de lei que pretende regulamentar e aumentar as terras indígenas no Brasil.
Segundo Souza, a Constituição de 1988 já determinou o espaço territorial dos índios e ainda deu cinco anos para que a União atuasse na confirmação ou modificação das áreas. “O governo federal não teve condições de fazer isso, por falta de estrutura, mas o território indígena já ocupa quatorze por cento do Brasil, para cerca de 517 mil índios que vivem nos locais já demarcados. Ou seja, o território ocupado pelos índios é maior que Portugal e até que o estado de Santa Catarina, que tem 7,2 milhões de habitantes”, completou Sérgio Souza, que demonstrou conhecimento e aplicação da matéria e defendeu o agro e o setor produtivo brasileiro.
Perguntado sobre a manifestação de índios e organizações que fechavam uma rodovia em São Paulo, durante a entrevista, Sérgio Souza disse que os indígenas têm informações errôneas passadas e outros interesses estão contrários ao setor produtivo, já que o Brasil produz alimentos para cerca de 200 países, utilizando somente 8% do seu território; deixando claro que se o país aumentar a produção, “vai dominar o mercado mundial”.
Para finalizar, o deputado disse que a Câmara Federal tem votos suficientes para garantir que o Marco Temporal seja benéfico para o setor produtivo, mas que a disputa maior será no Senado da República.
Fonte: Paraná Centro