O crescimento da piscicultura no Paraná de 10% em 2016, foi destacada hoje (23) pelo deputado federal Sérgio Souza (PMDB). A produção abasteceu o mercado estadual e parte dos estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro com a comercialização de 80 mil toneladas.
O Oeste paranaense, destacou o parlamentar, é o principal polo produtor do Estado com 69% da produção. Os municípios próximos a Toledo e Cascavel produzem 55,5 mil toneladas de peixe por ano, sendo que 96% são de tilápia. Em segundo lugar está a região Norte com 14% da produção, e o restante está dividido entre o Noroeste e o Sul.
EMPREGO E RENDA – A piscicultura é uma atividade recente nas atividades do campo paranaense e representa uma importante fonte de produção de alimento e geração de renda, lembrou Sérgio Souza. A tilápia representa 91% de toda a criação, e as espécies nativas, principalmente carpas e bagres, o restante.
A grande parte da produção é obtida em tanques de terra ou em viveiros e também são utilizadas tanques-redes em barragens, como acontece no Vale do Rio Paranapanema. “O apoio a piscicultura permite que o agricultor desenvolva a atividade em pequenas áreas de terra, tenha uma renda constante e faça a inserção de jovens produtores na atividade ”, afirmou Sérgio Souza.
Fonte: Vale Verde FM