“O Brasil tem que combater o desmatamento ilegal e as queimadas ilegais”, afirmou o vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR). A declaração foi feita, nesta terça-feira (03), em evento promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), os parlamentares do setor agropecuário, juntamente com os deputados que trabalham pautas ambientalistas, alegaram a necessidade de se construir uma agenda positiva no Congresso Nacional que possa contrapor as críticas que o Brasil vem sofrendo com relação as queimadas na Amazônia.
Segundo Sérgio Souza, existem temas que devem ser apreciados com urgência. “Quero pedir aos que defendem o setor ambientalista e o ruralista que possamos convergir em um texto que atenda a todos no que diz respeito ao desmatamento ilegal, queimadas ilegais e o pagamento por serviços ambientais. Só assim vamos dar uma resposta à comunidade global que tem interesse na conservação da Amazônia”, afirmou o parlamentar.
Câmara dos Deputados
Para Rodrigo Maia, a reunião foi uma demonstração de maturidade do parlamento brasileiro, de todos os segmentos que defendem o mesmo caminho que é o do crescimento do Brasil e da economia. “O projeto do Licenciamento Ambiental tem que estar com a narrativa correta para a sociedade brasileira e internacional, mostrando que ele não vai flexibilizar o desmatamento e as queimadas. O que nós vamos fazer é dar mais transparência e segurança jurídica ao setor produtivo”, esclareceu o presidente da Câmara.