Morre um defensor do agro, Luciano Marcos de Carvalho
2 de janeiro de 2022 Agricultura, agropecuária, Câmara dos Deputados, FPA.
Luciano Marcos de Carvalho – Foto: Divulgação
Tito Matos*
Como é doído começar o ano se despedindo de um velho amigo. Infelizmente, na vida tem sempre esses momentos de partida. Luciano Marcos de Carvalho partiu. Então, minha mensagem vem pintada de muita tristeza, com a notícia da morte do nosso estimado amigo. Não sei o porquê a hora dele soou tão cedo. Também não sei por que a locomotiva do além se antecipou para a sua última viagem. Acredito que a morte física seja mesmo uma passagem, passagem para a eternidade.
Alma do bem, meu sentimento é de que Doutor Luciano estará no lugar destinado aos justos, de onde continuará a nos inspirar. Ele fez do setor produtivo rural um sacerdócio. Eu conheci faz tanto tempo. Na época, o Brasil colhia uma safra em torno de 50 milhões de toneladas de grãos. Hoje se aproxima de 300 milhões de toneladas. Toda vez que o agronegócio apresentava números tão positivos Luciano Carvalho se exultava de otimismo; se apressava em fazer análises e estudos prospectivos. Era, sem dúvida, um técnico gabaritado. Ela nos atiçava a gostar do agronegócio.
Quando soube do seu “passamento”, lembranças me vieram do nosso trabalho na Comissão de Agricultura da Câmara Federal, quando integramos, Renato Zandonadi inclusive, a equipe do deputado Sérgio Souza, presidente daquele órgão e hoje presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Essa nossa convivência o tempo se encarregou de nos irmanar. Era, sim, um verdadeiro irmão. Era daqueles amigos de se guardar do lado esquerdo do peito. É aí que vou guardá-lo.
O agro perde um valoroso e dedicado entusiasta do setor. Se algum dia alguém escrever um livro sobre o mais exitoso segmento da economia brasileira, por favor, faça justiça: dedique um capítulo ao competente Luciano Carvalho. Sua inteligência foi plantada e germinou no agro, com recordes de produção e produtividade. Seria uma maneira de lhe prestar uma justa homenagem. Ele fez por merecer.
Nesta hora de tristeza e dor, rogo a Deus que traga conforto espiritual e paz aos familiares e amigos de Luciano. Ele é mais uma saudade que incorporo ao meu viver.
*Jornalista
Nota da redação: O velório de Luciano Marcos de Carvalho ocorrerá, nesta segunda-feira (3), das 15h30 às 17h30, na capela 8 do Crematório Jardim Metropolitano, em Valparaíso (GO), onde seu corpo será cremado.
Fonte: https://agroemdia.com.br/2022/01/02/morre-um-defensor-do-agro/