A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (10), sessão solene em homenagem aos 70 anos da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB). A solenidade foi proposta pelo deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) e contou com a presença do ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em seu pronunciamento, Sérgio Souza enfatizou a importância das instituições. “Não há como nós fazermos valer a democracia se nós não respeitarmos os demais poderes e nos tornarmos harmônicos sem a invasão de competências”, ressaltou.

deputado sergio souza amb 1024x682 - AMB é homenageada na Câmara dos Deputados pelos seus 70 anos

O presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a AMB tem fundamental papel no fortalecimento da relação harmônica entre os três poderes, que é base primordial para a sustentação da democracia. “A Câmara dos Deputados tem se empenhado em dialogar com representantes da AMB acreditando que o fortalecimento dessa interlocução beneficia toda coletividade brasileira”, destacou.

Para o ministro Herman Benjamin, a magistratura brasileira mudou nesses 70 anos. “Podemos verificar o crescimento das mulheres exercendo a jurisdição. Apesar de não serem minoria, as mulheres não compõem um número substancial e proporcional das instâncias superiores da magistratura”, criticou.

Presidente da AMB, Jaime de Oliveira disse que representar a magistratura brasileira é uma grande responsabilidade. “Além de ser uma das melhores do mundo é a mais sobrecarregada de processos e a mais sacrificada em termos de estrutura”, comentou.

Assista à reportagem

 

Cadastre-se aqui

Deixe um comentário