sergionafrente - Aprovação de crédito suplementar vai destravar contratação de recursos para a safra 2021/22, diz presidente da FPA

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB-PR), destacou nesta segunda-feira (23) que a aprovação do crédito suplementar de R$ 1,2 bi, pela Junta Orçamentária Executiva (JEO), do Ministério da Economia, vai destravar novos financiamentos na safra atual (2021/2022), que se encerra em junho.

Mesmo com a aprovação e sanção do PLN 1/2022, que destinou R$ 868,5 milhões a mais para equalização de juros no crédito rural, ainda faltava dinheiro para terminar a safra atual, Sérgio Souza (MBD-PR), destacou que depois de muito diálogo do setor com o governo federal foi possível a inserção de uma suplementação que, desta forma, abrirá possibilidades de investimentos para agricultores em todo o país.

“Houve um aumento da taxa de juros com a intenção de controlar a inflação, e isso fez com que o Plano Safra consumisse mais rapidamente os recursos, que foram endereçados, exatamente, para a equalização de juros”, explicou o parlamentar.

Na última terça-feira (17), os parlamentares da FPA Evair de Melo (PP-ES), Aline Sleutjes (PROS-PR), Júlio Cesar (PSD-PI), Paulo Bengtson (PTB-PA), Domingos Savio (PL-MG), Pedro Lupion (PP-PR) e técnicos do Ministério da Agricultura estiveram com o secretário especial do Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago, para solicitar urgência na suplementação dos recursos.

“Esses novos recursos vão permitir que o campo gere ainda mais oportunidade, renda e emprego, e ajude o Brasil neste momento de retomada da nossa economia,” disse o deputado Pedro Lupion (PP-PR).

“Os produtores rurais tiveram suas produções afetadas pelas adversidades climáticas, pela elevação nos custos de produção, pela alta nas taxas juros e, agora, estavam sendo impactados pela suspensão de novas contratações de crédito rural no atual Plano Safra”, destacou a deputada Aline Sleutjes (PROS-PR).

Para a deputada Tereza Cristina (PP-MS), essa é uma vitória de toda a bancada que lutou pela aprovação e tem trabalhado de forma contínua para o sucesso do agro brasileiro e do desenvolvimento do país.

“Trazer essa notícia nos traz a certeza de que mais um árduo trabalho foi concluído. Nossa intenção é fortalecer ainda mais quem trabalha pelo agro. E quem trabalha pelo setor, trabalha pelo bem do Brasil”, frisou a ex-ministra da Agricultura.

“Foi um trabalho que foi realizado a várias mãos, mobilizando os parlamentares da FPA, fazendo reuniões e articulando para que que a suplementação fosse aprovada”, ressaltou Evair de Melo (PP-ES).

O deputado Júlio Cesar (PSD-PI) reforçou também que a crise de commodities no mundo tornou a suplementação uma necessidade. “Ainda tem a inflação desenfreada no Brasil e no mundo, ninguém consegue enxergar uma estabilidade. O fechamento de mercados também gerou grande prejuízo. Então, vejo como uma vitória para todos que lutam pelo agro,” disse.

Fonte – FPA

Cadastre-se aqui

  • Post category:Notícias

Deixe um comentário