O ministro da Educação, Abraham Weintraub, apresentou aos membros da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados a proposta do Programa Future-se. A proposta que será analisada pelos deputados pretende facilitar parcerias das universidades públicas para facilitar na captação de mais recursos.

Presidente da CFT, o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) indicou a necessidade de mudanças na gestão universitária sem tirar a autonomia das universidades. “Temos de fazer diferente. Não é razoável que depois de 4 anos em uma estrutura cara, um curso numa Universidade Federal forme três, cinco ou oito alunos. Isso não se sustenta”, afirmou.

deputado sergio souza future se1 1024x682 - Comissão recebe ministro para explicar Programa Future-se para Universidades Públicas
Sérgio Souza conversa com ministro da Educação, Abraham Weintraub

Durante sua apresentação aos membros da CFT, o ministro Weintraub e o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, defenderam o Future-se. Eles garantiram que o programa será uma oportunidade para que pesquisadores sejam premiados. “O pesquisador que apresentar resultados inovadores ficará rico”, disse Weintraub.

Para corroborar a fala do ministro, Barbosa até brincou com o nome do programa. “O Future-se poderia até ser chamado de programa Quem Quer Dinheiro? Um professor que descobrir a cura da dengue, por exemplo, estará milionário. Ele não estará mais sujeito ao teto do STF”, explicou.

Dura realidade

Nos últimos anos, os indicadores do Ensino Superior no Brasil apresentaram quedas significativas. E o pior, na avaliação do ministro, as contas não fecham. “A situação é dramática, é explosiva, muito ruim. Há universidades que têm orçamento de R$ 3 bilhões ao ano, isso é mais do que o orçamento de cidades inteiras. Apenas a UFRJ vai para R$ 4 bi ano que vem”, informou.

deputado sergio souza future se2 1024x434 - Comissão recebe ministro para explicar Programa Future-se para Universidades Públicas
Audiência Pública será retomada na próxima semana

Sérgio Souza, por sua vez, afirmou que o Brasil está muito longe do ideal em educação. “Se pegarmos qualquer indicador e fizermos um comparativo com Ásia, Europa ou América do Norte, nós ficamos muito atrás”, lembrou.

Próxima semana

Por conta de uma reunião no Palácio do Planalto, o ministro Weintraub teve de se ausentar pouco depois de começar a responder aos questionamentos dos deputados. Assim, a audiência foi encerrada logo após o ministro se comprometer a continuá-la na próxima quarta-feira (4), às 10h30.

Cadastre-se aqui

Deixe um comentário