A situação de produtores rurais atingidos por conflitos indígenas no Oeste do Paraná foi discutida em audiência pública realizada, na sexta-feira (10), em Guaíra. O evento reuniu prefeitos, parlamentares e representantes do Governo Federal.

deputado sergio souza guaira 300x183 - Em Guaíra, audiência pública discute conflitos indígenas no Oeste do Paraná
Sérgio trabalha a questão há anos

O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), que vem trabalhando o tema há anos, fez um histórico do problema. Segundo ele, levantamento da Embrapa na década de 1980 mostrou que na região não existia nenhum índio. “Não podemos adiar mais. Temos de solucionar isso ou vamos ver a inviabilidade no trabalho dos produtores rurais”, afirmou.

O prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, mostrou-se muito preocupado com a questão e fez um apelo. “Estamos pedindo socorro porque a causa é muito séria e precisa ser feita alguma coisa”, desabafou.

Já o prefeito de Terra Roxa, Altair de Pádua, dirigiu-se diretamente ao secretário especial de Assuntos Fundiários do Governo Federal, Luiz Antônio Nabhan, para pedir uma solução. “Nós precisamos que o senhor resolva nossos problemas. Nossos produtores, nossos sindicatos e a população do Oeste não merecem mais isso”, afirmou.

Em resposta aos participantes da audiência pública, Nabhan afirmou que o Palácio do Planalto está de portas abertas para quem trabalha e produz no Brasil. “Podem ter certeza de que nós estamos no governo para fazer o Brasil a voltar a ser uma nação de todos os brasileiros”, finalizou.

Organização

O evento foi organizado pelos prefeitos de Guaíra, Terra Roxa e Altônia, em parceria com os Sindicatos Rurais dessas cidades. A expectativa é que o Governo Federal dê uma resposta imediata sobre a questão fundiária na região

Veja o resumo da audiência no vídeo

Cadastre-se aqui

Deixe um comentário